quarta-feira, 3 de maio de 2017

A Europa perdendo a Turquia



Presidente da Turquia viaja à Rússia para fortalecer relações bilaterais
  • 03/05/2017 09h57
  • Istambul




Da Agência EFE
 
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, viajou nesta quarta-feira (3) para o balneário de Sochi, na Rússia, para se reunir com o chefe de Estado Vladimir Putin, em um encontro que tem como objetivo discutir a situação na Síria e fortalecer as relações bilaterais. A informação é da Agência EFE.

Nos últimos meses, Turquia e Rússia melhoraram sua cooperação, apesar de apoiarem lados opostos no conflito sírio, e promoveram a última trégua na Síria e a rodada de negociações de Astana, no Cazaquistão. "Demos muitos passos juntos [na Síria]. É nosso objetivo comum conseguir uma solução, preservando a integridade territorial do país", declarou hoje Erdogan, em entrevista coletiva antes de viajar para Moscou.

"É importante observar a situação das cidades que fazem fronteira com a Turquia. Não podemos permitir a morte de mais civis inocentes que estão sendo tratados em hospitais. Damos importância ao respeito ao cessar-fogo", indicou Erdogan, em declarações veiculadas pela emissora CNNTürk.

O presidente turco fez referência aos recentes ataques aéreos contra hospitais sírios situados na fronteira com a Turquia, atribuídos às forças do regime de Bashar Al Assad.

Sobre a mesa estará também a proposta da Rússia de criar quatro "zonas de redução de tensões" na Síria, na província de Idlib, na cidade de Homs, em Ghouta oriental e no Sul da Síria.

A proteção dessas aéreas seguras estaria a cargo de contingentes militares de Rússia, Irã e Turquia, países garantidores do cessar-fogo declarado em 30 de dezembro do ano passado.

A última reunião entre Erdogan e Putin foi em março deste ano, quando os dois deram mais um passo na recomposição das relações após as tensões pela derrubada de um caça-bombardeiro russo em novembro de 2015 por parte da força aérea turca perto da fronteira com a Síria.

Erdogan comentou que espera que a Rússia suspenda as últimas sanções impostas à Turquia após o incidente com o caça.

"Nossos premiês falaram de economia e das restrições comerciais aplicadas à Turquia. Devemos acelerar este processo nesta reunião com Putin", disse o governante turco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário